O que faz um psicólogo(a)? Ou Verdades sobre o(a) Psicólogo(a)

Na sociedade pós-moderna a qual vivemos, ainda é comum associar o psicólogo há algumas características equivocadas, como o “médico de louco”, aquele que exclusivamente “trata doença mental”, “ler mentes”, “analisa constantemente o comportamento das pessoas” (e por isso é necessário estar sempre alerta quando estiver próximo a um psicológico), “dá conselhos”, “só conversa” entre outras. Tradicionalmente, a representação social do psicólogo clínico é distorcida da realidade e geralmente atrelada a um modelo médico.

A expectativa e percepção da sociedade sobre o profissional da Psicologia é diversa e na maioria das vezes estigmatizada. Existe bastante desconhecimento referente a sua prática. Sua representação social envolve idealizações místicas, morais e curativas, algumas vezes, desprovidas de características profissionais particulares e científicas.

O psicólogo está interessado nos processos humanos, na história de vida das pessoas, procurando olhar o indivíduo como um todo. Pratica a escuta empática, promovendo um ambiente sem julgamentos ou críticas aos seus clientes, buscando compreender aquilo que está sendo dito, acolhendo o indivíduo e o conduzindo a se perceber como realmente é, para sanar sua incompletude e conquistar autonomia, auxiliando-o a encontrar mais leveza e realização na vida.

Esse profissional não dá conselhos, direções, ou fornece fórmulas mágicas para resolução de problemas. É alguém que oportuniza ao indivíduo expressar emoções pessoais, nomeá-las e compreendê-las, para identificar as vivências que tem gerado sofrimento psíquico e assim ressignificá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *